Cultura e Ciência - Visita de estudo à Lisboa

Decorreu nos dias 20 e 21 de fevereiro, a visita de estudo à Lisboa que envolveu todos os alunos do 8º ano de escolaridade e foi promovida em articulação entre as disciplinas de História, EMRC, Físico-Química e Ciências Naturais. Esta visita procurou promover e despertar nos alunos o interesse pela Cultura e a Ciência, construindo conhecimento de forma lúdica e interativa.
No 1º dia, com o objetivo de sensibilizar para o conhecimento da cidadania, do património cultural e artístico nacional, os alunos realizaram visitas guiada à Assembleia da República e ao Mosteiro do Jerónimos, seguindo-se um passeio pela zona envolvente com paragens obrigatórias no Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém. 
No 2º dia, os alunos foram ao Oceanário, onde participaram na oficina “Oceano XXI, um enigma à bordo”, com visita à exposição permanente guiada por um educador marinho, com o objetivo de sensibilizar para o problema atual das alterações climáticas e o seu impacto nos ecossistemas marinhos. Uma experiência imersiva que exalta todos os sentidos.
Seguiu-se a visita ao Pavilhão do Conhecimento, onde visitaram a exposição temporária "Pum! A vida secreta dos intestinos", que mostra de forma lúdica como funcionam os intestinos, contando a incrível história dos milhares de milhões de microrganismos que neles habitam e que contribuem para o nosso bem-estar. Em termos de currículo das Ciências Naturais permitiu: caracterizar as etapas da nutrição, explicitando a função do sistema digestivo e a sua relação com o metabolismo celular; relacionar os órgãos do sistema digestivo e as respetivas glândulas anexas com as funções desempenhadas, explicitando as transformações físicas e químicas da digestão; explicar a importância do microbiota humano, indicando medidas que contribuam para o bom funcionamento do sistema digestivo. Visitaram ainda a exposição "Explora", onde interagiram com uma vasta coleção de módulos sobre temáticas que integram o currículo de Físico-Química como: ondas; som; luz; visão e percepção.

Comentários